O Hacking.Rio é um dos maiores eventos de tecnologia e realiza tradicionalmente o Maior Hackathon da América Latina. Nesse ano de 2022, os desafios eram relacionados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Foi a quinta edição do evento e aconteceu online com inscritos de vários lugares do Brasil. Foram quase 2000 inscritos, criando mais de 100 equipes, com 77 equipes que cumpriram a entrega, 13 equipes finalistas e 3 vencedores! Nossa equipe ficou em Terceiro Lugar, ODS 7 - Energia Acessível e Limpa, com o desafio da Hurb.
Somos uma equipe formada por alunos da 42 | Rio, todos iniciantes na programação, que em apenas 4 meses do início dos nossos estudos encaramos participar do Hackathon, carregados de medo e insegurança devido ao nosso pouco tempo de contato com programação, mas tinhamos também muita coragem, dedicação e esforço para entregarmos o nosso melhor. Encarar nossas inseguranças e conquistar o terceiro lugar foi muito recompensador.
Química, Fotógrafa e Estudante de Engenharia de Software
Estudante de Engenharia de Produção e Engenharia de Software
Arquiteta, Urbanista e Estudante de Engenharia de Software
Estudante de Engenharia de Software
Desenvolvimento de uma solução de controle de consumo energético através de um circuito de comandos utilizando comunicação entre arduínos e sensores.
Com a utilização de sensores de presença, identificaremos a existencia ou não de hóspedes nos quartos. Usamos um protótipo incical para o controle de presença nos quartos como nosso MVP. O objetivo principal do projeto é desenvolver um sistema que seja capaz de monitorar qualquer desperdíco de energia causada por algum equipamento esquecido ligado nos quartos ou nas dependências do hotel.
Utilizamos dois arduínos ligados com conexão serial UART para transferir sinais entre diferentes quartos e depedências do hotel. A conexão de dois arduínos foi pesando na possibilidade de conectar quantos hardwares forem necessários de acordo com o tamanho e a demanda específica de cada hotel.



