Skip to content

Customização da classe abnTeX2 para uma certa universidade brasileira

License

Notifications You must be signed in to change notification settings

PoloMag/brthesis

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

18 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

brthesis

Essa é uma personalização da classe abntex2 para uma universidade brasileira. Como essa é uma versão não-oficial, eu não quero associar este projeto ao nome da instituição. Além disso, as características de brthesis devem ser claras e podem ser usados por alunos de outras instituições.

Essa classe foi desenvolvida para dissertações e teses. As suas características são as seguintes:

  • Uso do pacote abntex2cite com a opção alfabética
  • Margem esquerda de 2,5 cm
  • Margem direita de 1,5 cm
  • Margem superior de 2,0 cm
  • Margem inferior de 1,5 cm
  • Indentação do parágrado de 1,0 cm
  • Sem espeçamento entre parágrados
  • Espaçamento entre-linhas 1,5
  • Impressão em ambos os lados
  • Os títulos dos capítulos são formatados em caixa alta
  • Os títulos de seções são formatados em negrito
  • Os títulos de subseções são formatados em itálico

Alguns pacotes comuns em produções científicas, especialmente na área de engenharia, são carregados. Todos eles podem ser instalados pelo TeX Live.

Instalação

Existem três opções possíveis:

  1. Se você sabe trabalhar com git, clone esse repositório para uma pasta dentro do seu projeto, e declasse a classe como \documentclass{brthesis/brthesis} (acho que você pode seguramente ignorar a advertência de que a classe é declarada como brthesis e não brthesis/brthesis)
  2. Faça um download desse repositório como arquivo zip e copie o arquivo brthesis.cls para dentro do seu projeto e use \documentclass{brthesis}.
  3. Consulte a documentação do seu sistema TeX sobre "como instalar classes e pacotes".

Uso

Veja os arquivos example.tex e exemplo.tex para templates básicos de teses relativamente completas. Algumas explicações seguem abaixo.

(Substitua brthesis por brthesis/brthesis conforme instruções acima).

Tamanho de papel

brthesis suporta duas construções comuns no meu trabalho. Para imprimir em A4 e simultaneamente usar fonte 12pt:

\documentclass[a4]{brthesis}

Para imprimir A5 e, condizente com o tamanho menor, imprimir em 10pt:

\documentclass[a5]{brthesis}

Note que as opções são diferentes dos usuais a4paper e a5paper porque, como falei, as opções de brthesis automaticamente ajustam o tamanho da fonte para melhor resultados.

Se você não declarar nada, o padrão da classe abntex2 será usado: tamanho A4 mas com fonte 10pt.

Obs: minha universidade pede que os documentos sejam impressos em tamanho A5 e fonte 10,5pt. Não consegui achar uma maneira segura de especificar esses tamanhos arbitrários nas instalações comuns de LaTeX e portanto optei por usar 10pt, considerando que a diferença é imperceptível. Se você sabe quiser usar brthesis e tiver o mesmo problema, faça-o por sua conta e risco.

Idiomas

Para escrever em português (usando A4 como exemplo):

\documentclass[a4,brazil]{brthesis}

Para escrever em inglês:

\documentclass[a4,brazil,english]{brthesis}

Nota: não tenho certeza sobre isso, mas como essa classe é baseada em abnTeX2, acho que você precisa "carregar" a linguagem brazil, mesmo que você escreva todo o documento em inglês. Se você escrever apenas \documentclass[english]{brthesis}, a linguagem brazil vai ser carregada como a padrão (a última linguagem a ser declarada é a que vai ser usada), fazendo com que os títulos como "Lista de figuras" apareçam em português.

Metadados e PDF

Veja nos arquivos de exemplos sobre como preencher o título, orientador etc. Veja a documentação da classe abnTeX2 sobre como usar essas informações para construir a folha de aprovação.

Um dos pontos centrais de brthesis é criar PDFs "inteligentes". Os dados de títulos e autor são gravados no próprio arquivo (consulte o menu Propriedades ou similar no seu editor de PDF). Além disso, a capa, as listas de figura, tabelas etc e os capítulos são incluídos nos bookmarks do PDF, desde que você utilize os comandos usados nos templates: \printcover, \printtoc etc.

Outra característica é que, com o pacote hyperref, é possível criar links de hipertexto dentro do documento. Para isso, em vez de usar os comandos usuais de referência como \ref, use \autoref para tudo que você for referenciar, sem precisar escrever o nome do elemento; por exemplo, em vez de escrever ver Fig.~\ref{fig:1}, escreva ver \autoref{fig:1} que o resultado será o mesmo. Com as customizações feitas por brthesis, \autoref produzirá "Fig. X", "Tab. X", "Eq. (X.Y)", "Cap. X", "Seção X" e correspondentes termos em inglês.

Pasta com figuras

Para melhor organização de projetos, é possível incluir figuras dentro de uma pasta fig no seu projeto, e utilizar os comandos de figuras normalmente.

Arquivos a serem incluidos

Veja os templates desse repositório como um lembrete de outros arquivos .tex a serem incluídos para uma tese mais completa.

nomenclature

É incluído o pacote nomencl para produção da lista de símbolos. A ajuda do abnTeX2 contém informações de como utilizá-lo.

Outras informações

Como já repetido, essa classe apenas configura as opções padrões do sistema abnTeX2, que deve ser consultado para mais informações.

About

Customização da classe abnTeX2 para uma certa universidade brasileira

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Languages